Pattern Based Strategy- PBS (Estratégia Baseada em Padrões)

IMG 38

A profundidade da recente recessão obscureceu a maioria dos negócios no mundo. Mas, segundo o Gartner (empresa especializada em pesquisa e aconselhamento em tecnologias de informação e comunicação - TICs, baseada em Connecticut, EUA) há um modo de ver as coisas acontecendo- um arcabouço para,de forma proativa, buscar e agir prematuramente sobre os “fracos” sinais que formam os padrões no mercado. A Pattern Based Strategy – PBS (Estratégia Baseada em Padrões) do Gartner pode prover a habilidade para modelar o impacto destes padrões em sua organização, e identificar as disciplinas e tecnologias que você necessita para responder efetivamente.

De acordo com Yvonne Genovese, a analista do Gartner e responsável pelo primeiro relatório sobre este tema, nós, tradicionalmente, tínhamos duas questões a responder nos negócios: 1) O que aconteceu? e, 2) Por que aconteceu? Nós fomos hábeis em responder estas questões ajudados por sistemas tradicionais de Business Intelligence- BI (Inteligência de Negócios) através de informações estruturadas que provinham de sistemas de Enterprise Resource Planning- ERP (Planejamento dos Recursos da Empresa).

Agora, duas novas questões estão emergindo: 1) O que está acontecendo agora? e, 2) O que poderá acontecer? E as respostas para estas questões podem estar vindo de novos tipos de informação (textos, vídeos, áudios, blogs, mídia social, etc.), ou seja,informação não-estruturada. Em resumo, a PBS nos ajuda a sair de uma posição reativa para uma mais “futurística”, olhando mais para o que pode acontecer nos negócios.

A PBS é então uma estratégia que é desenhada para encontrar, e explorar com sucesso, padrões emergentes e tendências (tais como Big Data- bases de dados que crescem tanto que elas se tornam complexas para serem trabalhadas com simples ferramentas de gestão: ver também http://en.wikipedia.org/wiki/Big_data

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados