Ásia 2050: Imaginando o Século Asiático

IMG 16

Asia 2050: Realizing the Asian Century (Ásia 2050: Imaginando o Século Asiático) é uma publicação extraordinária (que você pode baixar aqui). Ela é um panorama especificamente preparado para o Seminário dos Governadores do 44th Annual Meeting of the ADB- Asian Development Bank (44º Encontro Anual do Banco de Desenvolvimento Asiático), que ocorreu em Hanói, Vietnam, entre os dias 05 e 06 de maio corrente.

E por que tratar desta publicação? As próprias palavras do Presidente do ADB expressam as razões. Segundo ele, o rápido surgimento da Ásia ao longo das 4-5 últimas décadas tem sido uma das histórias de sucesso do desenvolvimento econômico dos tempos recentes. Hoje, à medida que a Ásia lidera o mundo para fora da recessão, o centro de gravidade da economia global está mais uma vez mudando em direção à região. A transformação em curso tem o potencial de gerar níveis de renda per capita similares àqueles encontrados na Europa de hoje. Em meados deste século, a Ásia poderá representar metade da produção global, do comércio, e do investimento, enquanto também desfrutará afluência.

Enquanto a realização deste prometedor resultado – referido pelo Presidente do ADB, Haruhiko Kuroda, como o “Século Asiático” – é plausível, a emergência da Ásia não é, de forma alguma, segundo suas palavras, pré-ordenada. Dadas as diversidade e complexidade da Ásia, esta rápida emergência oferece tanto importantes oportunidades quanto desafios significativos. Em sua marcha para a prosperidade e uma região livre de pobreza, a Ásia necessitará sustentar altas taxas de crescimento, endereçando desigualdades que se amplificam, e mitigando a degradação ambiental na luta por recursos. Adicionalmente, as economias asiáticas devem evitar a armadilha da renda média de modo a realizar o Século Asiático.

Para enfrentar estes desafios, os líderes asiáticos precisam aplicar políticas nacionais arrojadas e inovadoras, ao tempo em que persigam avenidas para cooperação regional e global. Políticas que foram efetivas no passado quando a Ásia foi amplamente uma região de baixa renda e de capital escasso, são menos prováveis de serem efetivas hoje ou no futuro. Foi neste contexto que o ADB estruturou o estudo Ásia 2050 para desenvolver cenários plausíveis para onde a região poderia estar em 40 anos, identificando os motores da mudança e as escolhas de políticas que a região deve fazer, bem como correspondentes agendas nacionais, regionais e globais para a região.

Para desenvolver uma visão de longo prazo para a Ásia, o ADB requisitou um grupo de especialistas para apresentarem uma estrutura para analisar questões multi-dimensionais e multi-geracionais. Mais significativamente, desde o início foram encorajadas extensivas consultas para compartilhar os achados e receber feedback (retorno) dos policy makers (fazedores de políticas), think tanks (escritórios de análise), sociedade civil e academia. Ao lado destes especialistas, uma equipe de seniores e de gestores do ADB participou de discussões francas e intensivas que chegaram a este estudo. Com os insumos do Seminário dos Governadores, esta publicação será expandida em livro a ser lançado em agosto deste ano.

Em termos do conteúdo propriamente dito, a publicação conta com 16 capítulos, de alguma forma assim elencados:

1- Background e Introdução; 2- Ásia na Economia Global durante 1750-2010: Colocando a Cena; 3- Ásia na Economia Global 2011-2050: Principais Motores do Século Asiático; 4- Ásia na Economia Global em 2050: O Século Asiático; 5- Imaginando o Século Asiático: Desafios Mega e Riscos; 6- Imaginando o Século Asiático: Uma Estrutura Estratégica; 7- Imaginando o Século Asiático: Inclusão e Equidade; 8- Imaginando o Século Asiático: Transformação Financeira; 9- Imaginando o Século Asiático: Um Novo Enfoque para a Urbanização; 10- Imaginando o Século Asiático: Reduzindo a Intensidade de Energia e Assegurando Segurança; 11- Imaginando o Século Asiático: Ação em Mudança Climática no Interesse Próprio da Ásia; 12- Imaginando o Século Asiático: Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico; 13- Imaginando o Século Asiático: Transformando a Governança e as Instituições; 14- Imaginando o Século Asiático: Cooperação Regional e Integração; 15- Imaginando o Século Asiático: O Papel da Ásia no Mundo; 16- O Século Asiático versus a Armadilha da Renda Média: Custo de Oportunidade; Anexo 1: Mudanças Demográficas nas Regiões da Ásia em 2050; Anexo 2: Modelo para Desenvolver Cenários de Crescimento Global.

Esta é, sem dúvida, uma publicação de grande fôlego que não se pode ignorar! A Ásia definitivamente entrou no nosso imaginário, e desconsiderar o impacto que ela terá num futuro próximo é um erro de proporções inimagináveis!

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre o desenvolvimento da Ásia, fique a vontade para nos contatar!

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados