Business Intelligence - BI e seus segmentos de mercado

img 18

Business Intelligence - BI permite às pessoas em todos os níveis da organização acessar, interagir com, e analisar dados para a gestão do negócio, melhorar desempenho, descobrir oportunidades, e operar eficientemente.  BI não é uma tecnologia que você implementa e então a coloca em modo de manutenção; é um enfoque e um conjunto de tecnologias que estão evoluindo continuamente e adaptando à medida que o clima de negócios muda, os usuários descobrem novas oportunidades para alavancar informação, e a indústria inova (Howson, Cindi, 2008. “The Business Intelligence Market”.  http://www.biscorecard.com).

A evolução tecnológica que ocorreu desde os anos 90 do século passado levou a várias transformações no mercado de BI, concorrendo para a definição de novas ferramentas e plataformas.  No espírito de contribuir para um melhor entendimento do mercado de BI, esta newsletter traz hoje uma breve definição dos segmentos de mercado de BI e seus principais vendedores.

Query and reporting (Questionamento e relato)

Query and reporting é o processo de questionar a uma fonte de dados, e então formatar esta query para criar um relatório, seja um production-style report (relatório em estilo-produção), tais como um invoice, ou um management-style report (relatório estilo-gestão). Com query and reporting a fonte de dados é mais frequentemente um data warehouse ou um data mart.   Os principais vendedores neste segmento de mercado são Business Objects, uma empresa do Grupo SAP, Cognos, uma empresa do Grupo IBM, MicroStrategy, Microsoft, Information Builders, Oracle, e SAS.

On Line Analytical Processing – OLAP (Processamento Analítico Online)

OLAP e suas arquiteturas são definidos em mais profundidade no critério do OLAP.  Muitos vendedores de BI oferecem tanto query and reporting systems como uma ferramenta OLAP.  Alguns fornecedores de BI oferecem OLAP via um produto integrado; outros oferecem produtos separados.

Em sua mais ampla definição uma ferramenta OLAP oferece análise interativa e multidimensional com diferentes níveis de detalhe.  Ao avaliar ferramentas OLAP, é aconselhável distinguir entre questões de plataforma e questões de interface com usuário.  Os principais vendedores neste segmento são os mesmos apontados acima para query and reporting.

Dashboards (Painéis de Controle)

À medida que ferramentas de negócios query e OLAP baseadas na web atingiram um nível razoável de maturidade e adoção, dashboards se tornaram rapidamente a próxima maior área de inovação e adoção.  Um dashboard é uma forma visual de display (exibição) de informação, a qual é usada para monitorar o que esta acontecendo de imediato no negócio.  Os principais vendedores neste mercado também são os mesmos apontados acima para query and reporting.

Analytic Applications (Aplicações Analíticas)

 

Aplicações Analíticas incluem a lógica e os processos para extração de dados de sistemas-fonte, um modelo de dados para um data mart, e a pré-preparação de relatórios e dashboards.  Aplicações Analíticas oferecem aos negócios uma solução pré-preparada para otimizar uma área funcional (gestão de pessoas, por exemplo) ou vertical industrial (analítica de varejo,por exemplo).  Seus principais vendedores são as mesmas empresas acima apontadas.

Performance Management (Gestão de Desempenho)

Aplicações de Performance Management incluem a consolidação da orçamentação, do planejamento e parte financeira dos negócios.  Scorecards são um bom exemplo destas aplicações.  Enquanto que um dashboard apresenta múltiplos números, um scorecard focaliza em uma dada métrica e a compara para um alvo específico.  Como nas ferramentas anteriores, os principais vendedores são os mesmos acima apontados.

Predictive Analytics and Data Mining (PA/DM) (Analítica Preditiva e Mineração de Dados)

Data mining é uma categoria particular de análise que revela padrões em dados usando vários algoritmos.  Enquanto que ferramentas padrão de query and reporting requerem que você pergunte uma pergunta específica, uma ferramenta de data mining ajuda usuários a descobrir relacionamentos ou a mostrar padrões de uma maneira mais exploratória.  Analítica Preditiva permite que os usuários criem um modelo, testem o modelo baseado em dados reais, e então projetem resultados futuros.  Este é um dos mercados onde mais tem havido consolidação nos anos recentes, com o sucesso de iniciativas de Business Analytics em várias empresas.  Exemplo disto foi a compra da SPSS por parte da IBM, e a parceria da Accenture com a SAS, dentre outras.  Seus principais vendedores são os mesmos acima citados.

Advanced Visualization and Discovery (Visualização Avançada e Descoberta)

Advanced visualizations estão aparecendo crescentemente em produtos de dashboards de vendedores de BI, mas para a maioria, melhores capacidades existem em produtos de nicho de mercado.  São ferramentas frequentemente usadas em uma in-memory architecture para permitir usuários interagir com dados em um modo visual e interativo.  Os principais vendedores são MicroStrategy, Information Builders, Oracle e SAS.

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre o mercado de ferramentas de BI, sinta-se a vontade para nos contatar!

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados