The Age of The Platform (A Era da Plataforma)

33 12

Eis aí mais um registro de que já estamos na “Era da Plataforma”. O livro “The Age of The Platform: How Amazon, Apple, Facebook and Google Have Redefined Business” (A Era da Plataforma: Como Amazon, Apple, Facebook e Google Redefiniram os Negócios), escrito por Phil Simon, e publicado em 2011 pela Motion Publishing, LLC, é um vivido atestado de que, de fato, adentramos uma nova era, e é mais uma confirmação de que nosso conceito de Trindade Essencial tem total aderência com a atual realidade.

O autor inicia seu livro com uma definição de plataforma:

Um ecossistema extremamente valioso e poderoso que rápida e facilmente escala, metamorfoseia, e incorpora novas características (chamadas planks neste livro), usuários, consumidores, vendedores, e parceiros.Hoje, as mais poderosas plataformas são enraizadas em tecnologias igualmente poderosas – e seu uso inteligente. Em outras palavras, elas diferem das plataformas tradicionais porque elas não são baseadas em ativos físicos, terra, e recursos naturais.

Hoje, as mais vibrantes plataformas compreendem colaboração de terceiros. As companhias por trás destas plataformas buscam fomentarrelacionamentos simbiótica e mutualmente benéficos para usuários, consumidores, parceiros, vendedores, desenvolvedores, e a comunidade como um todo.”

Este livro é, acima de tudo, um livro que trata o conceito de plataforma como um modelo de negócio, examinando como empresas como Amazon, Apple, Facebook e Google construíram ecossistemas dinâmicos e poderosos, e como criaram e expandiram suas plataformas, bem como observando as lições destas empresas e candidatos para as próximas grandes plataformas.

O livro está dividido em 04 (quatro partes). A Parte I (The Riseof The Platform Age- A Emergência da Era da Plataforma) é composta dos seguintes capítulos: 1- The Internet: Where Are We Now? (A Internet: Onde Nós Estamos Agora?) e 2- Platforms: Definitions, History, and Economics (Plataformas: Definições, História e Economia). A Parte II (The Gang of Four: The Leaders of The Platform Age (A Gang dos Quatro: Os Líderes da Era da Plataforma) contém os capítulos 3- A Mere Bookstore No More (Não Mais um Mero Depósito de Livros), 4- Beyond The Computer (Além do Computador), 5- The King of Social (O Rei do Social), 6- From Search to Ubiquity (Da Busca à Ubiquidade).

A Parte III (Synthesis: Understanding The Power of The Platform - Síntese: Entendendo o Poder da Plataforma) é composta dos capítulos 7- The DNA: Platform Components and Characteristics (O DNA: Componentes e Características da Plataforma), 8- Gimme The Prize! The Benefits of Platforms (Dê-me o Prêmio! Os Benefícios das Plataformas), 9- Slings and Arrows: The Perils of Platforms (Estilingues e Flechas: Os Perigos das Plataformas), 10- The How: Tips for Building a Plataform (O Como: Dicas para Construir Plataformas).

Finalmente, a Parte IV (Looking Forward - Olhando para Frente) contém os capítulos 11- The Candidates: Today`s Emerging Platforms (Os Candidatos: As Plataformas Emergentes de Hoje), e 12- CODA: A Glimpse of What`s Beyond (Concluindo: Uma Olhada no que está além). Maiores leituras e recursos são também indicados ao final do livro.

Este é mais um livro que indicamos (há algumas semanas indicamos outro igualmente importante: Platforms, Markets and Innovation) para um melhor entendimento sobre este conceito emergente de plataforma, e para uma melhor compreensão do impacto que ele vem tendo na conformação dos novos negócios da atualidade, e como estes novos negócios afetam a economia.

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre o impacto das plataformas, fique a vontade para nos contatar!

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados