Procurement (Aquisição) e Poder de Compra de Bens, Serviços e Soluções de TICs

06 12

Procurement é uma palavra inglesa (cuja tradução mais próxima para o português é aquisição) se refere a um conjunto de atividades relacionadas com os processos de aquisição de bens e serviços (e soluções) para cumprir as metas de uma empresa ou organização. Apesar de existirem várias organizações que tentam definir padrões em processos de compras, os processos podem variar enormemente entre as organizações. Tipicamente a palavra “compra” não é usada de forma intercambiável com a palavra “procurement”, uma vez que procurement inclui expediting (expedição), supplier quality (qualidade do fornecedor), tráfego e logística, em adição à compra.

Com os recentes avanços em tecnologias de informação e comunicação- TICs, bem como os efeitos da globalização das economias, empresas de natureza diversa se encontram crescentemente sob pressão para responder às rápidas mudanças em demanda e oferta. Este ambiente força as empresas a empregar formas mais flexíveis de estratégias e ferramentas de procurement do que as tradicionais, as quais são de longo prazo, rígidas, e frequentemente de relacionamentos fechados, baseados em acordos de entrega que historicamente dominaram o procurement industrial.

Como consequência, há um rápido crescimento do emprego de duas formas de estratégias de contratação flexíveis nos últimos anos, como nos aponta Pamela Pen-ErhPei (em sua tese de doutorado em Pesquisa Operacional para o MIT-Massachusetts Institute of Technology, dos EUA, intitulada “Towards a Unified Theory of Procurement Contract Design: Production Flexibility, Spot Market Trading, and Contract Structures” – “Em Direção a uma Teoria Unificada de Projeto de Contrato de Procurement/Aquisição: Flexibilidade de Produção, Comércio em Mercados Instantâneos, e Estruturas de Contrato”, de junho de 2008): os contractoptions (opções de contrato) e a utilização de spot trading (a compra ou venda de uma moeda ou mercadoria para pronta entrega), os quais ajudam a fazer ajustes em contratos existentes para a realização de demanda incerta.

A primeira estratégia está ganhando proeminência. Opções de contrato se referem a acordos entre um fornecedor e um comprador de um bem, onde o comprador compra um direito de receber uma entrega de um certo bem de um fornecedor em uma certa data e a um pré-determinado preço. O comprador paga uma taxa de reserva para comprar este direito em um tempo de contrato. Na data de entrega, dependendo da resolução de incertezas (tais como preço de spot market e/ou demanda do consumidor para o produto final), o comprador decide a quantidade de contratos de opção a executar. Isto é, de acordo com o acordo de opções, o comprador escolhe a quantidade (até o número de opções contratadas) a ser entregue pelo fornecedor; e paga ao fornecedor um preço de exercício, por somente as unidades executadas, mas não as unidades não exercitadas reservadas. Isto oferece flexibilidade e aumenta a eficiência no compartilhamento do risco entre os parceiros na cadeia de suprimento.

Por outro lado, avanços em tecnologia iniciaram o electronic spot market trading (comércio eletrônico em mercados instantâneos), os quais complementam muitos contratos existentes. Isto dá muitas oportunidades a muitas empresas para se conectarem com novos parceiros de negócios, e para se ajustarem a mudanças em condições de mercados. De fato, nos dias de hoje em muitas indústrias nos EUA e no resto do mundo, o procurement é conduzido como uma combinação de acordos de longo prazo entre fornecedores e compradores, e compras em mercados spot abertos.

E como estão se processando as atividades de procurement nos mercados de países emergentes como o Brasil, onde as atividades de procurement podem ser divididas entre aquelas do setor privado e as do setor público (já que este último tem grande importância nestas economias pelo seu conhecido poder de compra)? E como estão aquelas relacionadas aos bens, serviços e soluções de tecnologias de informação e comunicação? Este é o assunto da próxima newsletter!

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre procurement, não hesite em nos contatar!

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados