O Relatório Forrester Wave: Soluções de Analítica Preditiva de Big Data

44 13

Nas newsletters de 08/06/2009 e de 05/05/2010 tivemos a oportunidade de tratar da metodologia Forrester WaveTM , da empresa americana Forrester. Há poucos dias tivemos acesso ao seu relatório intitulado “O Forrester WaveTM: Soluções de Analítica Preditiva de Big Data”.

E por que o interesse em Analítica de Big Data? Os temas de Analítica e Big Data vêm sendo objeto de interesse do editor desta newsletter há algum tempo (ver apresentação recente sobre a importância destes temas aqui). Mas, como bem retrata este relatório da Forrester, a analítica preditiva capacita as empresas a reduzir riscos, a tomar decisões inteligentes, e a criar mais experiências diferenciadas e pessoais ao consumidor.

No entanto, a analítica preditiva é difícil de ser conduzida sem as ferramentas e tecnologias corretas, dado o crescente desafio de armazenar, processar, e acessar o volume, a velocidade e a variedade de big data que estão sendo produzidos. Através de uma avaliação de 51 critérios trabalhados com vendedores de soluções de analítica preditiva de big data, a Forrester analisou 10 soluções de empresas como Angoss Software, IBM, KXEN, Oracle, Revolution Analitcs, Salford Systems, SAP, SAS, Statsfot, and Tibco Software.

Como apontado pela Forrester, a analítica preditiva usa algoritmos para encontrar padrões em dados que possam prever resultados similares no futuro. De forma a maximizar o sucesso com programas de analítica preditiva, a Forrester sugere que as organizações sigam algo como o modelo da Figura 1 à frente. Os passos principais do modelo são: a) Set the business goals (defina as metas do negócio); b) Understand data from a variety of sources (entenda os dados e fontes variadas); c) Prepare the data (prepare os dados); d) Create the preditive model (crie o modelo preditivo); e) deploy the model (aplique o modelo); e, f) Monitor the effectiveness of the model (monitore a efetividade do modelo).

Os vendedores avaliados pela Forrester ofertam soluções de propósito geral de analítica preditiva de big data para facilitar o processo de analítica preditiva e para diminuir a carga do incessante ciclo de descoberta do modelo, aplicação e otimização que pode ser usado pela maioria das indústrias e domínios de negócios. Além disso, a Forrester indica que as soluções de analítica preditiva podem ser escolhidas entre: a) soluções verticais ou horizontais; b) soluções incorporadas; c) bancos de dados analíticos; e, d) ofertas de empresas de consultoria.

Após examinarem pesquisas anteriores, avaliarem necessidades dos consumidores, e conduzirem entrevistas com vendedores e especialistas, os pesquisadores da Forrester definiram 51 critérios de avaliação que foram agrupados em três blocos: a) Oferta atual; b) Estratégia; e. c) Presença de Mercado.

Os resultados encontrados podem ser observados na Figura 2 à frente. Como pode ser visto nesta figura, a empresa SAS (www.sas.com) provou ser uma “analytics powerhouse”. Com um foco em analítica de dados desde 1976, a SAS oferece um amplo leque de ferramentas de analítica preditiva, uma arquitetura que dá suporte a múltiplas plataformas, in-database analytics, in-memory analytics, e significativa presença de mercado. Com mais de 19.500 clientes únicos em 135 países, a Forrester estima que mais de 3.000 destes estão usando analítica preditiva. Estando no grupo de líderes (seguida pela IBM e pela SAP), a SAS representa hoje o estado da arte das ferramentas das tecnologias de analítica preditiva!

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre analítica preditiva, não hesite em nos contatar!

fig1 44

fig2 44

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados