Big Data at Work: Dispelling the Myths and Uncovering the Opportunities

21 14O título desta newsletter é o título de um livro recentemente publicado pela Harvard Business Review Press, e cuja tradução para o português é “Big Data trabalhando: Dissipando os Mitos e Descobrindo as Oportunidades".  O livro é de autoria do guru internacional de IT management (gestão de TI) Thomas Davenport, Professor de Management e Information Technology na Babson College/EUA, um dos precursores do movimento de Business Process Management-BPM, e também um evangelista da nova área de Analytics-Analítica, que já tratamos nesta newsletter em 01/02/2010 e em 28/03/2010.

O livro está estruturado em oito capítulos, a saber: 1- Por Que Big Data é importante para Você e Sua Organização; 2- Como Big Data Irá Mudar seu Emprego, Sua Companhia, e Sua Indústria; 3- Desenvolvendo uma Estratégia de Big Data; 4- O Lado Humano de Big Data; 5- Tecnologia para Big Data; 6- O Que é Necessário para Ter Sucesso com Big Data; 7- O Que Você Pode Aprender a Partir Startups e Empresas Online; e, 8- O Que Você Pode Aprender a Partir de Grandes Empresas: Big Data e Analítica 3.0.

Quando o termo “big data” entrou em cena pela primeira vez, o Prof. Davenport pensou que era apenas outro exemplo de “hype” em tecnologia.  Mas suas pesquisas (financiadas por empresas de TI) ao longo dos últimos anos mudaram sua visão. Neste livro, numa linguagem em tom de conversa, o Prof. Davenport explica o que big data significa, e porque todos (no mundo dos negócios) precisam saber a respeito. O livro cobre todas as bases: como big data funciona sob as perspectivas técnica, do consumidor, e da gestão; quais são suas oportunidades e custos; onde o tema tem impactos reais nos negócios; e quais aspectos deste tópico têm sido exagerados.

Com dúzias de exemplos de companhias, incluindo UPS, GE, Amazon, United Healthcare, Citigroup, e muitas outras, o livro ajuda a desvendar todas as oportunidades – desde melhorar decisões, produtos, e serviços até intensificar relacionamentos com clientes.  Ele mostra como colocar big data para funcionar na sua organização, de modo que você possa explorar o poder deste exponencialmente crescente novo recurso das empresas.  A título de exemplo, indicamos a primeira tabela do livro (Tabela 1 à frente), que trata da grande diferença entre big data e a analítica tradicional de dados que muitos estão acostumados. 

O fenômeno do big data está sendo impulsionado pela massiva redução em custo na gestão de dados, combinada com o aumento exponencial da capacidade de processamento computacional que vemos nos dias atuais. Em resumo, big data está revolucionando a forma como conduzimos nossas vidas, como trabalhamos, como aprendemos, e como entretemos.  Neste sentido, entender os principais aspectos das questões chave relacionados com a temática do big data é de vital importância, e constitui o principal objetivo deste livro, que recomendamos fortemente!

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre big data, fique a vontade para nos contatar!

 

tab1 21

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados