Traction (Tração)

34 14Continuando nossas resenhas de livros recentes sobre empresas emergentes, temos o prazer de tratar brevemente nesta newsletter sobre o livro intitulado “Traction: A Startup Guide to Getting Customers” (Tração: Um Guia para Startup para Conquistar Consumidores), produzido por Gabriel Weinberg e Justin Mares, e publicado em agosto próximo passado.

Os autores, fundadores de startups nos EUA, declaram que o conceito de tração é a melhor maneira de melhorar as chances de uma startup ter sucesso.  Para eles tração é um sinal de que alguma coisa está funcionando.  Se você precifica seu produto, significa que os consumidores estão comprando.  Se seu produto é grátis, pode significar uma crescente base de usuários.  A tração é poderosa. Riscos técnicos, de mercado, e de equipes são mais fáceis de serem enfrentados com tração.  Levantar recursos, contratar, ir à imprensa, fazer parcerias e aquisições são todos mais fáceis de tratar com tração.

O livro é para startups de todas as categorias: focadas em consumidores ou em empresas, de comércio às aplicações e tudo no meio.  Os autores entrevistaram mais de quarenta fundadores, estudaram muitas outras companhias, e extraíram estratégias repetíveis e táticas que elas usaram para ter sucesso.  O objetivo, como salientam os autores, é mostrar como obter tração não importando o negócio em que se esteja.

Os autores definem tração como um sinal de que sua companhia está decolando.  Isso fica óbvio nas suas métricas principais: se você tem uma aplicação móvel, sua taxa de download está crescendo rapidamente.  Se você é um engenho de busca, seus números de busca estão indo para o espaço.  Se é uma ferramenta de SaaS, sua receita mensal está explodindo. Se é uma aplicação para o consumidor, seus usuários ativos diários estão crescendo rápido.  Este é o ponto. Em outras palavras, tração é crescimento.  A busca de tração é o que define uma startup!

Depois de entrevistarem mais de quarenta fundadores de sucesso e pesquisarem outros mais, os autores descobriram que as startups conseguem tração através de 19 (dezenove) diferentes canais.  Muitas startups de sucesso experimentaram múltiplos canais (marketing de engenho de busca, desenvolvimento de negócios, etc.) até que elas acharam um que funcionasse.  Eles chamam estes canais de aquisição de consumidores de canais de tração.  Estes são canais de marketing e distribuição através dos quais sua startup pode pegar tração: usuários reais e consumidores.

Os autores descobriram dois amplos temas através de suas pesquisas:

1- A maioria dos fundadores somente considera usar canais de tração que eles já são familiarizados ou acham que eles deveriam usar por causa do seu tipo de produto ou companhia.  Isto significa que muitas startups focalizam nos mesmos canais (marketing de engenhos de busca, relações públicas) e ignoram outros modos prometedores de ganhar tração;

2- É difícil prever o canal que funcionará melhor.  Você pode fazer adivinhações, mas até que comece a rodar os testes, é difícil dizer qual canal é o melhor para você.

Os 19 (dezenove) canais tratados no livro são: Viral Marketing; Public Relations; Unconventional PR; Search Engine Marketing; Social and Display Ads; Offline Ads; Search Engine Optimization; Content Marketing; Email Marketing; Engineering as Marketing; Targeting Blogs; Business Development; Sales; Affiliate Programs; Existing Platforms; Trade Shows; Offline Events; Speaking Engagements; Community Building.

Eis aí um livro interessante que retrata questões que são de difícil apuração no âmbito da dinâmica das empresas, e de difícil comprovação da eficácia dos citados canais.  As experiências relatadas pelos autores podem servir como exemplo para as startups brasileiras que também estão à procura de formas inteligentes de obter tração.  Neste sentido, recomendamos sua leitura!

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre como obter tração para startups, não hesite em nos contatar!

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados