Qual é o seu Desafio?

06 15A palavra Desafio tem vários significados; no entanto, a que aplicamos por ora é, segundo o Dicionário Houaiss: “situação ou grande problema a ser vencido ou superado; tarefa difícil de ser executada”!

Este é o desafio do projeto do novo formato desta newsletter: saber qual é o Seu Desafio! Depois de oito anos com um formato (o formato push, ou seja, ofertar unidirecionalmente temas relacionados com tecnologias de informação e comunicação- TICs), esta newsletter está buscando um novo formado interativo: o formato pull, isto é, buscar os temas com os leitores e retorná-los com possíveis respostas.

Os primeiros anos da newsletter foram essenciais para o acúmulo de informações e conhecimento por parte da Creativante, o que culminou com a edição, no final do ano passado, do livro “Effects of IT on Enterprise Architecture, Governance and Growth”, editado pela editora americana IGI-Global, e que pode ser acessado também na Amazon e na Livraria Cultura (ver newsletter do dia 01/02/2015).

Agora, com a experiência adquirida, em função de observações de vários leitores, e em função de um novo sócio, esta newsletter estabeleceu como desafio “conhecer o seu desafio empresarial, organizacional ou institucional”. 

A ideia é simples: você nos escreve (para o email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ) e nos indica o que você considera ser o tema, ou a questão mais desafiadora do ponto de vista empresarial. No entanto, precisamos demarcar um território dentro do qual os desafios deverão ser tratados.

A newsletter vai procurar responder aos desafios dos leitores no âmbito de três disciplinas temáticas (a saber: Economia, Administração e Sistemas de Informação), e no contexto da Missão e da Visão da Creativante, abaixo indicadas:

Missão – identificar, e comunicar através de métodos analíticos e ferramentas exclusivos, como negócios inovadores globais começam, operam e prosperam (em inglês: to identify, and communicate through unique analytical methods and tools, how innovative global businesses begin, work and thrive);

Visão- ser uma referência internacional em métodos e ferramentas analíticos na economia baseada em dados do século 21 (to be an international reference in analytical methods and tools in the data driven economy of the 21st century).

Neste espírito, as respostas da newsletter deverão indicar teorias, modelos, técnicas,  processos, e literaturas (desenvolvidos pela Creativante ou não) que melhor atendam aos interesses dos leitores na busca do enfrentamento dos desafios que os mesmos apresentem.

Um exemplo que pode ser aqui avançado é o seguinte. A Creativante vem defendendo há alguns anos o que ela denomina de o “Novo ABC das TICs: (A)nalítica + (B)ig Data + (C)loud Computing” (ver: http://bit.ly/1wDxffQ; http://bit.ly/1wDxrvy; e http://bit.ly/1NSoi83); ou seja, três áreas que estão crescendo de forma exponencial nos mercados de TICs. Mas será que você quer saber mais detalhes sobre Big Data (tal como questões relacionadas com volume de dados, ou variedade de dados, ou velocidade de dados), ou sobre Analítica (tal como usar a ferramenta gratuita Google Trends), ou sobre Cloud Computing - Computação na Nuvem (tal como custos, tarifas, segurança)? Será que você está planejando uma iniciativa em uma destas três áreas, mas está enfrentando algum desafio?

Este é o espírito do projeto do novo formato desta newsletter. Algumas respostas aos desafios poderão ser de caráter privado e outras poderão ter uma dimensão pública.  No primeiro caso, se você tem um desafio, mas considera que as contribuições mereçam confidencialidade, a Creativante providenciará um contrato de não-divulgação dos termos da consulta.  Adicionalmente, a Creativante se reservará ao direito de indicar ao leitor pleiteante se responderá ao desafio de forma pública ou privada, e se indicará a possibilidade de valoração dos trabalhos necessários para apresentação de respostas ao desafio.

Em resumo, nossa missão é identificar seu desafio e comunicar, através de possíveis respostas, quais as maneiras de contribuir para resolvê-lo para que você prospere!

banner

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados