Sua Estratégia Precisa de uma Estratégia: Como Escolher e Executar o Enfoque Correto

19 15Acaba de ser lançado (dia 09-06-2015), pela Harvard Business Review Press, nos EUA, o livro “Your Strategy Needs a Strategy: How to Choose and Execute the Righ Approach” (cuja tradução é o título desta newsletter), de Martin Reeves, Knut Haanaes e Janmejaya Sinah, membros de The Boston Consulting Group (grupo internacional de consultoria mais conhecido como BCG).  O livro está sendo apresentado pela editora da seguinte forma.

Você acha que tem uma estratégia vencedora. Mas você tem mesmo? Os executivos estão bombardeados com ideias que vendem bem e com melhores práticas para atingir vantagem competitiva, mas muitas destas ideias e práticas contradizem umas as outras.  Você deve aspirar ser grande ou ser rápido? Você deve criar um oceano azul, ser adaptativo, jogar para vencer – ou esquecer sobre vantagem competitiva sustentável tudo junto?

Num mundo de negócios que está mudando rapidamente e se tornando mais incerto e complexo quase que a cada dia, nunca foi tão importante – ou mais difícil – escolher o enfoque certo para a estratégia.  Neste livro, os autores oferecem um método provado para determinar o enfoque estratégico que é melhor para sua companhia.  Eles começam ao ajudá-lo a avaliar seu ambiente de negócios – quão imprevisível ele é, quanto poder você tem que mudá-lo, e quão desgastante ele é – um componente crítico de achar a estratégia correta.

Os autores mostram como os enfoques estratégicos se agrupam em cinco categorias – Big Big (Seja Grande), Be Fast (Seja Rápido), Be First (Seja o Primeiro), Be the Orchestrator (Seja o Regente), ou simplesmente Be Viable (Seja Viável) – dependendo da extensão da previsibilidade, da maleabilidade e do desgaste.  As explicações aprofundadas de cada um destes enfoques oferecem um discernimento crítico para ajudá-lo a encontrar seu enfoque para estratégia para seu ambiente, determinando quando e como executar cada um, e evitando um potencial fatal descasamento. 

Enfrentando seus mais prementes desafios estratégicos, você estará apto a responder questões tais como: O que substitui o planejamento quando os ciclos anuais ficam obsoletos?  Como nós implementamos simultaneamente diferentes enfoques de estratégia para diferentes unidades de negócios?  Como nós gerenciamos as contradições inerentes em formular e executar diferentes estratégias em múltiplos negócios e geografias?  Até agora, nenhum livro trouxe isso tudo junto e ofereceu uma ferramenta prática para entender qual enfoque estratégico aplicar.

Para passar a essência do livro, os autores desenvolveram o conceito de “strategy palette”, que explora os diferentes ambientes que os negócios enfrentam, identificando e casando o enfoque estratégico correto para uma dada situação.  Um vídeo ilustrativo foi produzido para comunicar este conceito, e pode ser visualizado aqui.

Eis aí um livro simples, prático, bem fundamentado, e que pode auxiliar em muito tanto as empresas estabelecidas quanto aquelas que estão iniciando seus negócios.  Certamente é um livro que esta newsletter recomenda a leitura. Mas também recomendamos a leitura de outros enfoques estratégicos, tal como tratamos na newsletter da semana passada!

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre enfoques estratégicos, não hesite em nos contatar!

 

 

banner

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados