Uma Agenda do Setor de TICs de Pernambuco para 2035

06 16Quando o ex-Governador de Pernambuco Eduardo Campos deixou o Governo do Estado, ele nos legou um importante documento intitulado “Visão de Futuro: Pernambuco 2035. Proposta para discussão com a sociedade”. Este documento foi apresentado pelo Governo do Estado de Pernambuco ao final de 2013, e foi reapresentado ao final de 2014 (um trabalho desenvolvido pelo MBC- Movimento Brasil Competitivo, e pelas empresas Macroplan, CEPLAN e TGI).

O editor desta newsletter foi um dos primeiros a observar que este documento não contemplava algo a respeito do setor de Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, e, tampouco a respeito do ecossistema de TICs de Pernambuco.  Desde então o mesmo vinha argumentando entre colegas e parceiros sobre a necessidade desse mesmo ecossistema apresentar sua própria “Agenda para o Futuro”.

Ao final de 2014 a Creativante foi contratada pela organização SOFTEX-Recife (entidade que representa uma parcela importante dos empresários do setor de TICs de Pernambuco) para desenvolver serviços de consultoria, os quais proporcionaram dezenas de entrevistas com representantes do setor, a geração de oficinas de trabalho, bem como o relatório final de atividades intitulado Perspectivas para o Setor de Tecnologias de Informação e Comunicação- TICs de Pernambuco para o ano 2020.

A partir de reuniões em que participou ao longo de 2015 no Comitê Estratégico de Tecnologias de Informação da AMCHAM-Recife (para informação, a Creativante faz parte desta entidade), o editor desta newsletter passou a argumentar com alguns empresários e profissionais do setor de TICs que este setor precisaria ter sua própria Agenda, e que, para este fim, poderia ser utilizado como insumo desta Agenda o trabalho desenvolvido para a SOFTEX-Recife (desde que autorizado pela mesma).

Tendo obtido tal autorização, o editor desta newsletter redigiu o documento intitulado “Agenda do Setor de TICs de Pernambuco para 2035: Proposta para Discussão”.  Como está colocado em seu título, esta é uma contribuição inicial para o debate sobre o futuro deste setor, e, logicamente, sob a ótica da Creativante. É este documento que esta newsletter coloca agora à disposição de seus leitores e parceiros como uma contribuição da Creativante (empresa do ecossistema de TICs de Pernambuco) para recebimento de críticas e sugestões.  Entende a Creativante que somente com o debate amplo, aberto, permitindo o contraditório, e apontando novos caminhos, é que poderemos ter uma visão e uma estratégia para superação dos desafios que precisam ser enfrentados por este importante setor neste Século 21.

Nestes termos, apresentamos a seguir o Horizonte/Alvo sugerido por esta Agenda, bem como aquilo que foi entendido como os Principais Desafios a serem enfrentados pelo setor de TICs de Pernambuco para atingir aquele Horizonte/Alvo:

HORIZONTE/ALVO: Sendo assim, esta Agenda tem o espírito de estabelecer um compromisso “com o futuro” de alavancar o seu ecossistema de TICs para chegar ao ano de 2035 com os seguintes números:

1.000 (hum mil) empresas;

30.000 (trinta mil) profissionais de TICs;

R$ 40 (quarenta) bilhões de faturamento (um faturamento médio anual de R$ 40 milhões por empresas).”

PRINCIPAIS DESAFIOS:

DESAFIO 1- AMPLA IGNORÂNCIA da importância econômica e estratégica do setor de TICs;

DESAFIO 2- AMPLA DESARTICULAÇÃO entre os principais atores do Ecossistema de TICs de Pernambuco;

DESAFIO 3- AUSÊNCIA DE EXPERTISE EM NEGÓCIOS GLOBAIS, e marcadamente, de negócios globais de TICs;

DESAFIO 4- AUSÊNCIA DE INSTRUMENTAL ANALÍTICO PARA AVALIAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E NOVOS MERCADOS;

DESAFIO 5- AUSÊNCIA DE INSTRUMENTAL ANALÍTICO PARA TOMADA DE DECISÕES EM AMBIENTES DE MÚLTIPLAS DEMANDAS.

Se você acredita que o Horizonte/Alvo desta Agenda é muito, ou pouco, ousado, por favor nos escreva enviando seu comentário, crítica ou sugestão.  Se você acredita que estes Desafios não são os que você reconhece como Principais, por favor nos envie sua opinião, crítica ou sugestão. Pedimos, finalmente, que a Agenda aqui sugerida seja lida na sua inteireza, porque entender seus pressupostos permitirá entender o porquê das indicações dos seus Horizonte/Alvo, Principais Desafios e as políticas sugeridas para superação destes desafios!

 

PS: Os comentários, críticas e sugestões podem ser também encaminhados diretamente para o editor desta newsletter: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

banner

 

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados