Gestão de Plataformas Online

21 16Uber. Airbnb. Apple. Paypal. Netflix. Estas empresas revolucionaram seus mercados quando elas foram lançadas. Hoje elas são líderes em seus segmentos. Qual é o segredo dos seus sucessos? Seus negócios são desenvolvidos em Plataformas: mercados de dois lados que estão revolucionando a forma como nós fazemos negócios. Mas o que são mercados de dois lados? Como esses mercados se comportam? Como se estrutura uma plataforma online? Como uma plataforma online se desenvolve? Como e quando, por exemplo, monetizar uma plataforma online?

Estas e muitas outras questões relacionadas com plataformas online serão tratadas num workshop que a Creativante está organizando, em parceria com o Centro de Estudos Avançados e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R., mais especificamente seu braço educacional (CESAR.EDU), durante dia 06 de Agosto de 2016 (mais detalhes em http://www.eventick.com.br/gestao-de-plataformas-online).

A ideia deste workshop surgiu a partir do reconhecimento (por parte da Creativante) de que a temática das plataformas online já alcançou um patamar razoável na literatura econômica (ver newsletters que já referiram ao assunto, tais como as de 17-06-2012, de 19-08-2012, de 16-09-2012, o livro do editor desta newsletter, indicado aqui em 01-02-2015), bem como pelo surgimento (mesmo em Pernambuco) de algumas plataformas que estão conquistando relevância (tais como a Mix Tecnologia, a Eventick, a Findup, só para citar algumas), além do interesse despertado no meio dos alunos do editor desta newsletter no Centro de Informática da UFPE (não podemos esquecer também a emergência das questões sociais trazidas pelas plataformas online, tais como aquelas despertadas pelo crescimento do Uber!).

O principal objetivo deste workshop é discutir, com certa profundidade, como começam as plataformas online, como elas se estruturam e como elas se desenvolvem. O público alvo é, preferencialmente, mas não exclusivamente, de candidatos a empreendedores, sócios de startups, empreendedores e gestores que estão operando algum modelo de negócio mas estão buscando alternativas de mercado, gestores de plataformas offline e online buscando aumento de eficiência e escala, e, finalmente, advogados e profissionais relacionados à questões de regulação interessados no estado da arte dos problemas de plataformas.

Existiriam várias maneiras de como estruturar um workshop desta natureza, em função de diversos enfoques, tais como aqueles privilegiados por autores como Haydn Shaughnessy, Sangeet Paul Choudary, David S. Evans, Alex Moazed e Nicholas L. Johnson, ou Amrit Tiwana. No entanto, demos preferência a um enfoque mais prático, e mais leve do ponto de vista conceitual, onde fossem destacadas questões que mais preocupam empreendedores e gestores, tais como aquelas elencadas no conteúdo do workshop, listadas abaixo:

CONTEÚDO:

1- O que é uma Plataforma
2- Efeitos de Rede
3- Arquitetura
4- Disrupção
5- Lançamento
6- Monetização
7- Abertura/Transparência
8- Governança
9- Métricas
10- Estratégia
11- Políticas
12- Amanhã


Em resumo, esperamos contar com a presença daqueles mais interessados neste importante, e daqui para frente, onipresente assunto das plataformas online.  O workshop está sendo negociado também com parceiros de outros estados além de Pernambuco!

Maiores informações do workshop em:

http://www.eventick.com.br/gestao-de-plataformas-online

 

banner

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados