Janelas de Oportunidades de Negócios para Startups em Saúde

01 17Estamos de volta para mais um ano de newsletters! Nesta oportunidade gostaríamos de afirmar que a Creativante pretende considerar 2017 como um ano propositivo, de forma que seus parceiros, colaboradores e prospects percebam nossas propostas para a recuperação da economia brasileira (já iniciada neste momento), e, como assumimos, sirvam de preparação para um novo ciclo de prosperidade para o país.

Neste sentido, gostaríamos de apontar para algumas ideias que o editor desta newsletter colocou em recente palestra (slides podem ser baixados aqui) apresentada no dia 02/02/17 atendendo gentil convite do SINDHOSPE – Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios, Consultórios Médicos e Odontológicos do Estado de Pernambuco.

Iniciamos nossa discussão apontando para a característica de complexidade da questão da Saúde. Em sendo uma questão complexa, ela necessita ser tratada como tal (um fenômeno complexo) que requer um tratamento assumido como complexo, exigindo uma gestão complexa, o que remete, por decorrência, às smart strategies (estratégias inteligentes) no seu tratamento.  Em se tratando de startups (público foco da palestra), uma primeira questão a ser pensada por seus propositores é o impacto desejado no longo prazo, já que este pode ser avaliado pela sua dimensão social ou por dimensão econômica.

Com esta qualificação contextual (que é fundamental para qualquer posicionamento estratégico na área de negócios), a Creativante enxerga duas “janelas de oportunidades” para empreendimentos (e políticas relacionadas) na área de Saúde para os próximos anos: i) O Envelhecimento da População Mundial; e, ii) A Expansão do Universo Digital (e, logicamente, a convergência dessas duas janelas). 

Observando a primeira janela de oportunidade, as projeções demográficas das Nações Unidas são mais que reveladoras. A população mundial está envelhecendo: virtualmente todos os países no mundo estão experimentando um crescimento no número e na proporção de pessoas mais velhas em suas populações.  O envelhecimento da população – a crescente participação das pessoas mais velhas na população – está fadado a se tornar uma das mais significativas transformações do século 21, com implicações para todos os setores da sociedade, incluindo os mercados de trabalho e financeiro, a demanda por bens e serviços, tais como habitação, transporte e proteção social, bem como as estruturas da família e laços intergeracionais. Logo, o preparo para as mudanças econômicas e sociais associadas com o envelhecimento da população é crucial para assegurar um futuro próspero.

Por outro lado, a expansão do universo digital, com a explosão da geração, transmissão e uso de dados em escala jamais imaginada pela humanidade, através de ferramentas tecnológicas e modelos de negócios cada vez mais inovadoras, impulsiona a emergência de novas formas de tratamento de questões sociais, econômicas, políticas e ambientais.  A área da Saúde é uma das áreas que mais podem se beneficiar da expansão desse universo digital, marcadamente pelo fato de ser uma área geradora de muito volume, variedade, e velocidade de dados, dados esses que necessitam de analítica sofisticada em seu tratamento.

Em resumo, se você está pretendendo empreender numa área promissora, de grande impacto social e econômico, sendo um jovem empreendedor ou sendo um profissional já experiente, considere a área de Saúde, já que novas janelas de oportunidade estão se abrindo nesse horizonte!

Se você deseja saber mais sobre janelas de oportunidade na área de Saúde, não hesite em nos contatar!

 

banner

 

Creativante 2013 - Todos os direitos reservados