O Seminário “Salvador Cidade Inovadora”

23 17O editor desta newsletter esteve no dia 14/07/2017 em Salvador/BA, a convite do SENAI/CIMATEC - Sistema FIEB - Federação das Indústrias da Bahia (na figura do seu Gerente do Núcleo Estratégico, Flávio Marinho) e da Prefeitura de Salvador, no Seminário “Salvador Cidade Inovadora”.   O objetivo de relatar este seminário aqui nesta newsletter diz respeito à significativa decisão política do Prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto (conhecido como ACM Neto) de tornar a Agenda da Inovação como uma prioridade no seu segundo mandato como principal gestor da cidade de Salvador.

O Centro Universitário SENAI/CIMATEC é reconhecido pelo MEC/INEP, nas últimas quatro avaliações anuais do Índice Geral de Cursos, como melhor instituição de ensino superior em engenharia do Norte/Nordeste. Como uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT), visa desenvolver um programa avançado de suporte tecnológico para promover a pesquisa aplicada nas tecnologias integradas da manufatura para atender a indústria brasileira. Neste sentido, é também uma entidade credenciada pelo EMBRAPII- Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial na área de manufatura integrada.

Na abertura do evento, o Prefeito ACM Neto falou sobre a Política de Inovação para a Cidade de Salvador, que está subjacente à Estratégia/Programa “Salvador 360”.  Trata-se de um grande programa, com 8 eixos e 360 medidas, para acelerar o crescimento econômico e social de Salvador.  São 3,0 bilhões de reais investidos na modernização da infraestrutura da cidade e na requalificação do centro histórico. O programa conta também com uma série de ações para simplificar a vida do cidadão, atrair empresas, gerar empregos e fortalecer a economia digital.  Além disso, Salvador vai ganhar um hub digital, novos investimentos em sustentabilidade e um polo de economia criativa.

Não foi por outra razão que o SENAI/CIMATEC convidou para o Seminário “Salvador Cidade Inovadora” vários especialistas para falarem de experiências de criação de ecossistemas locais de inovação.  Coube a Cauam Ferreira Cardoso, engenheiro que está fazendo doutorado no Massachusetts Institute of Technology- MIT, nos EUA, falar (através de vídeo conferência) sobre o ecossistema de inovação da cidade de Boston, capital do estado de Massachusetts, nos EUA.

Em seguida, tivemos a oportunidade de relatar sobre a origem e experiência do Porto Digital do Recife/PE.  Depois foi a vez de Daniel Leipnitz, da Associação Catarinense de Tecnologia – ACATE, falar sobre a experiência de Santa Catarina, e, em especial, de Florianópolis, que hoje conta com 900 empresas de tecnologia, gerando um faturamento que em 2016 foi R$ 6,5 bilhões. Na sequência, tivemos o relato de Rodrigo Martins, do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade-IBQP, sobre o Programa “Novos Paradigmas Para Inovação” do IBQP, e sobre pesquisa sobre o Vale do Silício nos EUA, que o Instituto desenvolveu com apoio do CNPq.

Na parte da tarde do dia 14/07, o Seminário estabeleceu uma dinâmica de “fishbowl”, conversações de vários grupos de pessoas, na forma de comunicações, discutindo questões como “o que estou fazendo para fomentar o empreendedorismo inovador?”, e “o que a cidade precisa para impulsionar a inovação e o empreendedorismo?”. O seminário foi finalizado com uma palestra de Bruno Rondani, CEO do 100 Open Startups sobre “novos modelos de negócio para inovação com alternativas de empreendedorismo para os soteropolitanos”, e um DemoDay do 100 Open Startups com algumas startups da Bahia.

Por tudo que foi apresentado neste seminário, podemos atestar que Salvador está verdadeiramente determinada a ser reconhecida como uma cidade inovadora, com seus representantes e líderes tendo a humildade de reconhecer importantes aspectos das experiências de outros ecossistemas locais de inovação, e com a ambição e ousadia de transformar a cidade de Salvador em um dos importantes polos de inovação do país, ajudando na efetiva retomada do crescimento que tanto o Brasil necessita.

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre ecossistemas locais de inovação, fique a vontade para nos contatar!

 

banner

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados