Os Dez Domínios da Transformação Digital

04 18Na semana que passou, o editor desta newsletter teve a oportunidade de proferir a palestra inicial do MBA de Gestão de Tecnologia da Informação do Centro de Informática - CIn da UFPE, atendendo honroso convite da Coordenação daquele curso, na pessoa do Prof. Alex Sandro Gomes.

Naquela oportunidade, iniciamos nossa apresentação defendendo que a hoje mundialmente referida “Transformação Digital” (doravante TD) seria entendida como uma progressiva e pervasiva “Dominância Digital”, ou seja, uma evolvente geração e apropriação digital de valor em vários “domínios” da vida cotidiana.  Razão pela qual escolhemos falar sobre o que consideramos ser seus “Dez Domínios”.

Partimos do princípio de que a TD é uma evolução natural daquilo que a empresa de consultoria e aconselhamento IDC denominou de evolução das “três plataformas de tecnologias de informação para inovação nos negócios”, que já referimos na newsletter de 19/03/2017. A IDC vem dando destaque à denominada “Terceira Plataforma”, onde predominam as questões da mobilidade, da cloud, big data/analytics, ferramentas de negócios sociais, para o convívio de bilhões de usuários e milhões de aplicações, e que os denominados “aceleradores de inovação” (tais como a próxima geração de dispositivos de segurança de dados, realidades virtual e aumentada, internet das coisas, sistemas cognitivos, robótica, impressora 3D, etc.), estão possibilitando a hoje tão falada TD.

Apontamos que um trabalho que deu um bom empurrão na fama do termo TD foi aquele intitulado “Digital Transformation: A Road Map for Billion-Dollar Organizations”, desenvolvido pela empresa de consultoria Capgemini em parceria com o MIT Center for Digital Business, publicado em 2011, e que tratamos aqui na newsletter de 08/10/2017. Referimos adicionalmente a outros documentos, dentre os quais os das newsletters de 15/10/2017, 22/10/2017, e de 10/12/2017.

Mas foi o livro “The Digital Transformation Playbook: Rethink Your Business for the Digital Age”, do Prof. David L. Rogers, da Columbia Business School, publicado em 2016 pela Columbia University Press, que motivou a escolha do título da palestra em apreço.  Neste livro o Prof. Rogers defende o que seriam os cinco domínios da TD, a saber: Consumers (Consumidores), Competition (Competição), Data (Dados), Innovation (Inovação) e Value (Valor).

Ao longo do livro o Prof. Rogers faz uma competente defesa destes domínios, apontando para as principais mudanças nas hipóteses estratégicas da transição da Era Analógica para a Era Digital, indicando o que ele reconhece como sendo os temas estratégicos (e conceitos chave) para os cinco domínios elencados.

Apesar de considerar que o Prof. Rogers sugere um importante road map (caminho das pedras) para tratarmos a TD, sentimos falta de um conjunto de questões que seriam, no nosso ponto de vista, igualmente importantes para tratar a DT. Neste sentido, acompanhando a mesma estrutura metodológica do Prof. Rogers, passamos a defender também outros cinco novos domínios da DT, a saber: Capital (Capital), Culture (Cultura), Digital (Assets, Usage, Workers)[Ativos, Uso e Trabalhadores Digitais), Property Rights (Direitos de Propriedade), e Regulation (Regulação).

Ao longo de toda a apresentação, tivemos a oportunidade de caracterizar aquilo que consideramos ser de mais representativo nestes novos domínios da TD, apontando para alguns exemplos mais destacáveis, salientando, todavia, que isso exige um maior aprofundamento de pesquisa para chegar ao nível daquilo indicado pelo Prof. Rogers.

Em resumo, o que concluímos é que a “Transformação Digital” (ou Dominância Digital, como preferimos) é uma jornada.  Não há um único caminho para alcançá-la. E que para que possamos ter relevância nesta jornada, precisamos formar os Líderes que irão conduzi-la. E para que esses Líderes estejam capacitados a tal tarefa, é crucial reconhecer que jornada é essa. Logo, é fundamental conhecer, pelo menos, o que denominamos pelos seus Dez Domínios.

Se sua empresa, organização ou instituição, deseja saber mais sobre Transformação Digital (ou Dominância Digital), e como conduzi-la, fique a vontade para nos contatar!

OS: A palestra pode ser acessada em http://bit.ly/2EOL1Cs, ou em https://www.slideshare.net/jccss/palestra-mba-gti-24-022018

banner

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados