Plataformas de Analítica e BI e a ONCASE

10 18Esta newsletter começou a discutir sobre áreas de Analítica e Business Intelligence – BI a partir de 2010 (ver newsletter de 01/02/2010). Naquele ano, tratamos destes temas em mais outras newsletters (ver a de 28/03/2010, a de 03/04/2010, de 11/04/2010, de 17/04/2010, de 05/05/2010, 23/05/2010, de 30/05/2010, e de 07/06/2010. Estas duas últimas disseram respeito à metodologia de Quadrantes Mágicos (especificamente sobre Plataformas de Analítica e BI) do Gartner Group, metodologia esta que tratamos aqui pela primeira vez em 08/06/2009.

Em fevereiro próximo passado, o Gartner divulgou seu mais novo relatório de Quadrante Mágico para as Plataformas de Analítica e BI. As hipóteses de planejamento estratégico que o Gartner aponta são as seguintes:

- Em 2020, a analítica aumentada – um paradigma que inclui inquirição e narração de linguagem natural, preparação de dados aumentados, analítica automatizada avançada e capacidades de descoberta visual baseada em dados – será a o guia dominante de novas compras de inteligência de negócios, analítica e plataformas de ciência de dados e aprendizado de máquinas e de analítica incorporada;

- Em 2020, o número de usuários de modernas plataformas de BI e analítica que são diferenciadas por capacidades de descoberta de dados aumentados crescerá em duas vezes mais – e entregará duas vezes o valor dos negócios – do que aqueles que não são;

- Em 2020, a geração de linguagem natural e inteligência artificial serão uma característica padrão de 90% das modernas plataformas de BI;

- Em 2020, 50% das inquirições serão geradas via busca, processamento de linguagem natural ou voz, ou serão geradas automaticamente;

- Em 2020, organizações que ofertam acesso à usuários a um catálogo com curadoria de dados internos e externos irão derivar duas vezes mais valor de negócios dos investimentos em analítica do que aqueles que não investirão;

- Ao longo de 2020, o número de cidadãos cientistas de dados crescerá cinco vezes mais rápido do que o número de especialistas cientistas de dados.

Como definição/descrição deste mercado, o Gartner aponta o seguinte. A descoberta visual baseada em dados é uma característica definidora das modernas plataformas de analítica e BI. Essa onda de disrupção começou em torno de 2004, e desde então transformou o mercado e as novas tendências de compras distantes dos “IT-centric system of record (SOR) reporting” para a chamada “analítica ágil centrada no negócio com self-service”.

As modernas plataformas de analítica e BI são caracterizadas por ferramentas fáceis de usar, que dão suporte a um completo leque de capacidades de fluxos de trabalho analítico. Elas não requerem envolvimento significativo de TI para predefinir modelos de dados upfront como um pré-requisito para análise, e em alguns casos, irão automaticamente gerar um modelo de dados reusável.

E por que associar a ONCASE ao tratamento de plataformas de analítica e BI? Em primeiro lugar, a ONCASE, jovem empresa pernambucana com sede no Porto Digital, nasceu e se estabeleceu como uma empresa de consultoria especializada em soluções de Business Analytics, Business Intelligence e Big Data, com ênfase nas edições Community e Enterprise da Plataforma Pentaho (uma plataforma unificada de integração de dados e analítica, hoje pertencente à Hitachi Data Systems, do grupo japonês Hitachi, Ltd.).

Em segundo lugar, porque a ONCASE é uma das raras empresas genuinamente brasileiras que atuam nas áreas de analítica e BI, com atividades dentro e fora do país. Finalmente, porque a empresa está atravessando uma nova etapa em sua trajetória de crescimento que merece uma atenção mais ampla de suas operações, capacidades e aplicações de negócios.

Neste sentido, a próxima newsletter dedicará atenção especial às atividades da ONCASE e de sua importância para a nova etapa econômica de negócios da era digital, onde dados são o “novo petróleo”!

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre plataformas de analítica e BI, não hesite em nos contatar!

 

banner

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados