Blitzscaling: The Lightning-Fast Path to Building Massive Valuable Companies

42 18O título acima é o título do novo livro de Reid Hoffman, fundador e CEO do LinkedIn, e Chris Yeh (que co-autorou com o primeiro o best-seller The Alliance), lançado em outubro passado pela Currency, marca da Penguin Randon House L.L.C., com prefácio de Bill Gates.

Este é um dos livros mais interessantes que o editor desta newsletter já teve oportunidade de ler. Aproveitando a chamada para o livro: “Que empreendedor ou fundador não aspira construir a próxima Amazon, Facebook ou AirBnb? Além disso, aqueles que conseguem fazer isso são excedentemente raros. Logo, o que separa as startups que são ultrapassadas e desaparecem daquelas que crescem e se tornam gigantes globais?”.

O segredo é blitzscaling: um conjunto de técnicas para escalar a um passo estonteante que tira os competidores da frente. O objetivo de Blitzscaling não é ir do zero para um, mas de um para um bilhão, tão rápido quanto possível. Ainda seguindo a chamada do livro, quando se está crescendo a um passo de “quebrar o pescoço”, chegar aos próximos níveis requer estratégias bem diferentes daquelas onde se está hoje.

No livro Reid e Yeh revelam como navegar as necessárias mudanças e temperar os desafios únicos que emergem em cada estágio do ciclo de vida de uma companhia, tais como: como projetar modelos de negócios para provocar e sustentar crescimento sem descanso; estratégias para contratar e gerenciar; como o papel do fundador e a cultura da companhia devem evolver à medida que o negócio amadurece; e mais. Se o seu negócio tem dez empregados ou dez mil, Blitzscaling é a cartilha essencial para vencer em um mundo onde velocidade é a única vantagem competitiva que importa.

Mas o que de fato é o conceito de blitzscaling? Os autores chamam de blitzscaling a estrutura geral e as técnicas específicas que permitem às companhias atingirem massivas escalas a velocidades incríveis. O termo blitz vem conceito já conhecido internacionalmente como sendo algo repentino, como um relâmpago, e o termo scaling vem de escalar, crescer. E a essência do conceito é a priorização da velocidade acima da eficiência, quando se enfrenta a incerteza.

O livro é subdividido em seis partes, além da Introdução e da Conclusão, a saber: Parte I: O Que é Blitzscaling?; Parte II: Inovação em Modelo de Negócio; Parte III: Inovação em Estratégia; Parte IV: Inovação em Administração; Parte V: A Paisagem Mais Ampla de Blitzscaling; Parte VI: Blitzscaling Responsivo.

O que os autores tentam denominar como estrutura geral do blitzscaling é a moldura de conceitos, princípios, e aspectos centrais (tipos, estágios) que definem essa “forma” de fazer com que as empresas cresçam massivamente e a velocidades incríveis. E as principais técnicas definidoras de blitzscaling são aquelas que formam o core do livro: 1) Inovação em Modelo de Negócio; 2) Inovação em Estratégia; e 3) Inovação em Administração/Gestão.

Este não é um livro qualquer. Ele é um relato único de uma experiência que pouquíssimos profissionais no planeta podem vivenciar. É também o registro de fatos e aspectos que não são comumente tratados na academia por uma razão única: não é todo dia que se constata empresas com crescimentos massivos a velocidades surpreendentes.

Além do mais, o livro é um indicativo (como vem defendendo há algum tempo o editor desta newsletter) de que abrir empresas, e criar ambientes para que startups de tecnologia emerjam é algo que o mundo inteiro já sabe fazer; no entanto, fazer com que tais startups cresçam, em escala algumas vezes planetária, e a velocidades estonteantes, é algo que ainda precisamos entender melhor.

Este livro, além de revelar os meandros de processos únicos de crescimento empresarial de sucesso, é uma verdadeira cartilha para aqueles que aspiram “mudar o mundo”. A Creativante considera que o livro é leitura indispensável para fundadores de empresas, investidores, gestores, além de analistas.

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre blitzscaling, não hesite em nos contatar!

banner

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados