Teste de Stress de Modelo de Negócio

17 19Modelos de negócio e inovação em modelos de negócio estão crescentemente ganhando atenção na prática profissional, bem como na literatura acadêmica. No entanto, a robustez de modelos de negócio é raramente testada vis-à-vis as rápidas e imprevisíveis mudanças em tecnologias digitais, regulação e mercados.

A avaliação da robustez de um modelo de negócio levanta várias questões, tais como descrever o modelo de negócio em uma forma estruturada, como determinar um conjunto relevante de mudanças para testar, como avaliar seus impactos nos componentes do modelo do negócio, e como usar os resultados da avaliação para fortalecer o modelo de negócio.

Em um artigo publicado na revista “Futures”, intitulado “Business model stress testing: A practical approach to test the robustness of a business model”, Timber Haaker (da Delft University Technology e da Innovalor BV – Holanda), Harry Bouwman (da Innovalor BV, na Holanda e da Abo Akademi University – Finlândia), Will Janssen (da Innovalor BV – Holanda), e Mark de Reuver (da Delft University Technology – Holanda), propõem o teste de stress de modelos de negócios como um enfoque prático para avaliar a robustez dos componentes do modelo de negócio.

O método foi construído a partir de conceitos das áreas de inovação em modelo de negócio e de planejamento de cenários. Os autores ilustram o enfoque usando um caso exemplo. O enfoque possibilita testar componentes individuais de modelos de negócios, bem como a interrelação entre os componentes. O enfoque visualiza desafios e sugere modos de aumentar a robustez de um modelo de negócio. O enfoque do stress do modelo de negócio é particularmente útil em um estágio de experimentação do modelo de negócio, i.e., se uma companhia tem que escolher entre modelos de negócios alternativos, ou ainda tem que implementar o modelo de negócio.

A ferramenta de software subjacente é abertamente disponível para reuso e desenvolvimento adicional. O artigo contribui para a literatura em pesquisa de futuros ao entregar o primeiro método que permite testar robustez de modelos de negócios contra as incertezas do futuro.

De concreto, o enfoque entrega um heat map (mapa de calor) que visualiza a robustez dos componentes de um modelo de negócio em um certo cenário ou desenvolvimento futuro. Os autores definem robustez como a habilidade de um modelo de negócio permanecer factível e viável em um ambiente mutante de negócios.

O teste contém seis etapas, mostradas a partir da Figura 1 à frente:

1-      Descreva o Modelo de Negócio;

2-      Identifique e selecione os fatores de stress;

3-      Mapeie o Modelo de Negócio para os fatores de stress;

4-      Mapa de Calor;

5-      Analise os resultados;

6-      Formule melhorias e ações.

De forma a ilustrar o teste, os autores apresentam um exemplo ficcional baseado em vários projetos de pesquisa feitos pelos autores na indústria de seguros, apontando para os detalhes de cada etapa do teste.

Não resta dúvida que esta ferramenta pioneira veio para ajudar aqueles que estão participando de projetos de novas empresas (startups), bem como aqueles que estão em empresas incumbentes e desejam testar novos modelos de negócios antes de implementá-los.

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre testes de stress de modelos de negócio, não hesite em nos contatar!

 

l17F1

 

banner

Comentários   

 
0 #1 Flammarion Cysneiros 27-05-2019 05:58
Importante iniciativa. Pelo que percebi o mapa de calor advém da capacidade do empreendedor julgar cada item correto? Não há ajuda de AI. Será que podemos testar o MVP desse software na último módulo GNED?
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados