Why do we need a Data Strategy (Por que precisamos de uma Estratégia de Dados)?

32 19De acordo com recente white paper da SAS (líder mundial em Analítica de Dados), num passado não tão distante, dados eram percebidos como um subproduto de uma atividade ou processo de negócio. Tinham pouco valor depois que o processo era completado. Enquanto poderia haver uma ou duas outras aplicações que necessitassem acessar o conteúdo para follow-up (e.g., serviço ao consumidor, relatórios especiais, auditorias, etc.), estas eram usualmente atividades pontuais.

Hoje os negócios são muito diferentes. O valor dos dados é crescentemente aceito; os resultados de reporting e de analítica tornaram os dados a fonte secreta de muitas novas iniciativas de negócios. É comum a aplicação de dados ser compartilhada com algo como dez outros sistemas.

Enquanto o valor dos dados evoluiu tremendamente nos últimos vinte anos – e os usuários de negócios o reconhece – poucas companhias ajustaram seus enfoques para capturar, compartilhar e gerenciar ativos de dados corporativos. Seus comportamentos refletem uma crença subjacente, e atrasada, que dados são simplesmente uma aplicação subproduto.

Organizações precisam criar estratégias de dados que casem com a realidade dos dias atuais. Para construir uma estratégia compreensiva de dados, elas precisam levar em consideração os presentes negócios e compromissos tecnológicos, enquanto também endereçam novas metas e objetivos.

E por que tais estratégias são necessárias? Muitas organizações conduzem seus negócios com o enfoque de que cada projeto individual endereça necessidades de dados independentemente uma da outra, sem qualquer consciência da superposição dos esforços e custos. A lista é ampla:

● A maioria dos projetos requer acesso ao mesmo conteúdo dos dados. Infelizmente, não há coordenação para prevenir trabalho superposto (e perdido);

● Não há compartilhamento de dados, nem reuso de dados, ou quaisquer atividades de economias de escala para simplificar ou reduzir o custo do movimento e do desenvolvimento dos dados;

● Os usuários dos negócios acessam dados comuns através de aplicações separadas. Nomes e formatos do valor dos dados variam entre aplicações;

● Usuários encontram inconsistências entre relatórios porque as fontes dos dados não são documentadas, e variam ao longo dos relatórios individuais.

A ideia por trás do desenvolvimento de uma estratégia de dados é assegurar que todos recursos de dados estejam posicionados de tal modo que eles possam ser usados, compartilhados e movidos fácil e eficientemente. Dados não são mais um subproduto do processamento do negócio – são um ativo crítico que possibilita processamento e tomada de decisão.

Uma estratégia de dados ajuda ao assegurar que os dados são gerenciados e usados como um ativo. Eles provêm um conjunto comum de metas e objetivos ao longo de projetos para assegurar que os dados sejam usados tanto efetiva quanto eficientemente. Uma estratégia de dados estabelece métodos comuns, práticas e processos para gerenciar, manipular e compartilhar dados ao longo de toda a empresa de uma maneira repetitiva.

Em resumo, uma estratégia de dados é um plano desenhado para melhorar todos os modos pelos quais se adquire, armazena, gerencia, compartilha e usa dados. A SAS defende que são cinco os componentes principais de uma estratégia de dados (como pode ser visto na Figura 1 à frente):

  1. Identificar: identificar dados e entender seu significado, independentemente da estrutura, origem ou localização;
  2. Armazenar: persistir dados em uma estrutura e localização que dê suporte fácil, acesso compartilhado e processamento;
  3. Provisão: empacotar dados de forma que possa ser reusado e compartilhado, e ofertar regras e guias de acesso para os dados;
  4. Processar: mover e combinar dados residindo em sistemas distintos, e prover uma visão unificada e consistente dos dados;
  5. Governar: estabelecer, gerenciar e comunicar políticas de informação e mecanismos para uso efetivo dos dados.

E você: já definiu sua estratégia de dados?

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre estratégia de dados, não hesite em nos contatar!

l32F1

 

 

 

banner

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados