Designed For Digital: How to Architect Your Business For Sustained Success (Projetado Para Ser Digital: Como Arquitetar Seu Negócio Para Sucesso Sustentado)

37 19O título desta newsletter é o título de um livro recente, que consideramos imperdível nos dias atuais. Desenvolvido por Jeanne W. Ross, Cynthia M. Beath e Martin Mocker, pesquisadores do MIT Sloan Center for Information Systems Research (CISR), nos EUA (sendo a Profa. Ross a principal autora do hoje clássico “Enterprise Architecture As Strategy: Creating a Foundation for Business Execution”, de 2006), este livro pode ser considerado como uma “nova bíblia” para iniciativas de transformação digital.

Tal como apresentado na página do livro na Amazon, a maioria das companhias estabelecidas tem empregado tecnologias digitais tais como cloud, aplicações móveis, internet das coisas, e inteligência artificial. Mas poucas companhias estabelecidas foram projetadas (designed) para serem digitais. Este novo livro oferece um guia essencial para reinstrumentalizar organizações para sucesso digital.

Na economia digital o rápido passo de mudanças em capacidades tecnológicas e desejos dos consumidores significa que estratégias de negócios devem ser fluidas. Como resultado, os autores explicam que o design (projeto) do negócio se tornou uma responsabilidade gerencial crítica. Um efetivo projeto de negócio possibilita uma companhia a rapidamente pivotar em resposta a novas ameaças competitivas e oportunidades.

A maioria dos líderes hoje, no entanto, apoia-se em estruturas organizacionais para implementar estratégia, desconhecendo o fato de que estruturas inibem, mais do que capacitam, agilidade. Em companhias que são projetadas para serem digitais, pessoas, processos, dados, e tecnologia são sincronizados para identificar e entregar soluções inovadoras aos consumidores – e a redefinir estratégia. Design (projeto) digital, e não estratégia, é o que separa vencedores dos perdedores na economia digital.

Este livro oferece conselhos práticos em transformação digital com exemplos que incluem Amazon, BNY Mellon, DBS Bank, LEGO, Philips, Schneider Electric, USAA, e muitas outras organizações globais. Apoiando-se em cinco anos de pesquisas e em estudos de casos aprofundados, o livro é um guia essencial para companhias que querem disrupt (perturbar, ameaçar) mais do que serem perturbadas/ameaçadas na nova paisagem digital.

A essência do livro (e a maior parte da composição dos capítulos) é a apresentação de cinco blocos fundacionais para sucesso com negócios digitais:

a) Shared Customer Insights (Discernimentos compartilhados sobre consumidores);

b) Operational Backbone (Espinha Dorsal Operacional);

c) Digital Platform (Plataforma Digital);

d) Accountability Framework (Arcabouço de Prestação de Contas); e,

e) External Developer Platform (Plataforma de Desenvolvedor Externo).

Tais blocos, como podem ser vistos esquematicamente na Figura 1 à frente, representam apenas um roadmap para sinalizar aos líderes de iniciativas de transformações digitais quais decisões estratégicas devem ser tomadas, à medida em que eles decidem em quais blocos eles irão focar em um dado momento no tempo.

Nós aqui na Creativante afirmamos, sem qualquer sombra de dúvida, que este é um livro que merece ser lido por todos aqueles que estão aspirando conduzir iniciativas de transformação digital!

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre projetar empresas para serem digitais, não hesite em nos contatar!

l37F1

 

banner

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados