Desenho de Mecanismo (Mechanism Design)

02 20Na newsletter da semana passada expusemos o argumento (baseado em palestra recente – ver slides aqui) de que um dos potenciais fatores que podem estar contribuindo para o baixo desempenho da economia brasileira nos últimos quarenta anos, pode estar associado ao baixo nível de boas práticas gerenciais das empresas no país, e que um caminho para elevar a qualidade dessas práticas pode ser a adoção de um novo mindset de ferramentas econômicas.

Neste sentido, apresentamos o que consideramos ser um caminho mais promissor para enfrentar, simultaneamente o gargalo do baixo nível de práticas de gerenciamento e o desafio da transformação digital. Ou seja, o da adoção da perspectiva da “Economia Reversa”, que se baseia essencialmente nas áreas de Mechanism Design Theory (Teoria de Projeto de Mecanismo) e de Market Design (Projeto de Mercado), áreas que foram honradas com os prêmios Nobel de Economia de 2007 e 2012!

Mas o que na realidade é a Mechanism Design Theory, ou Teoria de Projeto de Mecanismo? A Teoria do Design de Mecanismosé a parte de “Engenharia” da Economia. Muito do que é tratado em Economia está relacionado com considerar as instituições econômicas existentes, e tentar prever, ou explicar, os resultados que aquelas instituições geram. É uma parte importante da Economia, e é chamada de “Economia Positiva”.

No entanto, o Mechanism Design (Desenho de Mecanismo) faz exatamente o oposto da “Economia Positiva”. Ao invés de começar com as instituições existentes e prever os resultados, em Mechanism Design nós começamos ao identificar os resultados que nós gostaríamos de ter, e, daí, nós trabalhamos “para trás” para descobrir que instituições gerariam aqueles resultados. É a Economia revertida, ou a “Economia Reversa”.

Essa área tem como origem a conhecida área da Teoria dos Jogos, que emergiu nos anos 50 e 60 do século passado (vindo a ser premiada com o Nobel de Economia em 1994 e em 2005), e tem como objetivo conceber situações sociais entre jogadores que competem entre si. Em certas circunstâncias ela é considerada a Ciência da Estratégia, ou, pelo menos, a tomada de decisão ótima de atores independentes e rivais em um contexto estratégico.

Um exemplo bem fácil para entender o Desenho de Mecanismo na prática é aquele de uma mãe com dois filhos: João e Maria. Essa mãe tem a intenção de dividir um pequeno bolo para os dois filhos. Seu objetivo é dividir o bolo de forma que cada filho fique feliz com a parte que receber. Desta forma, João deve pensar que recebeu pelo menos a metade do bolo, e Maria também deve pensar que ela recebeu a outra metade. Se esse objetivo acontecer, podemos dizer que a mãe obteve uma divisão “justa” do bolo.

Logo, como essa mãe pode atingir uma divisão justa? Se ela assume que as crianças veem o bolo da mesma maneira que ela vê, bingo! Isso é uma solução simples. O problema é que as crianças nunca veem as coisas da forma como seus pais veem. A mãe pode pensar que cortou o bolo exatamente na metade, mas João pode pensar que a parte de Maria é maior que a dele. Da mesma forma, Maria pode pensar que o pedaço de João é maior que o dela. A mãe então deseja atingir uma “divisão justa”, mas ela não tem informação suficiente por ela própria para decidir o que fazer. Ela não tem condições de saber realmente o que é uma divisão justa.

A questão de Projeto de Mecanismo é a seguinte: há alguma maneira para que a mãe possa saber indiretamente qual será o resultado de uma divisão justa, mesmo ela não sabendo o que é um resultado justo? Este é um problema antigo e que tem uma solução também antiga.

A solução é a seguinte. Uma das crianças, digamos João, deve dividir o bolo, e a outra criança, Maria, deve escolher qual pedaço ela deseja. E por que essa forma funciona? Ela funciona porque quando João cortar o bolo, ele terá um forte incentivo para assegurar que aos seus olhos os dois pedaços são iguais. Por quê? Porque se um pedaço for maior, Maria irá escolhê-lo! Logo, João irá cortar o bolo de forma que qualquer pedaço que Maria escolha, ele estará feliz. Assim, João e Maria ficarão felizes com a partição.

Em resumo, o que o Projeto de Mecanismo possibilita é exatamente isso: o estabelecimento de um resultado que nós desejamos (uma divisão justa, no exemplo acima), e uma maneira (mecanismo) de obter esse resultado num contexto de reduzida informação, contexto esse que é contornado na medida que os players (atores), ao entrarem no jogo, revelam suas preferências (informações).

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre “Economia Reversa”, e de Desenho de Mecanismo, não hesite em nos contatar!

 

banner

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados