Impact-Weighted Accounts Initiative -IWAI (Iniciativa de Contas Ponderadas por Impacto)

26 20O título acima é o nome de uma importante iniciativa recém lançada (a IWAI) na Harvard Business School, da Harvard University, nos EUA, pelo Prof. George Serafeim e seus colegas T. Robert Zochowski e Jen Downing. No Sumário Executivo do relatório de apresentação é defendido o seguinte argumento:

Reimaginar o capitalismo é um imperativo. Nós precisamos criar uma forma de capitalismo mais inclusiva e sustentável que trabalhe para cada pessoa e para o planeta. Questões como dano ambiental massivo, crescentes disparidades de renda e riqueza, stress, e depressão nas economias desenvolvidas no meio de um boom econômico substantivo, são exemplos de como nosso presente sistema de criar e distribuir valor está quebrado. Nós precisamos estar aptos a fatorar no nosso processo de tomada de decisão as consequências de nossas ações, não somente para capital financeiro e físico, mas também para os capitais humano, social e natural.”

O diagnóstico da IWAI continua ao afirmar que todas as empresas têm impacto, definido como mudanças em importantes resultados positivos ou negativos para pessoas ou para o planeta, os quais, em sua maioria, não são presentemente mensurados de uma maneira comparável e compreensiva. Mensurar e valorar os impactos que as empresas acarretam para a sociedade e o ambiente, mesmo não sendo uma condição suficiente, é uma condição necessária para reimaginar o capitalismo.

Na ausência de métricas de impacto e transparência claramente definidas, essas considerações muito provavelmente estarão ausentes nas tomadas de decisão. Decisões continuarão a ser tomadas a partir das métricas financeiras existentes que não refletem uma visão holística de como a organização cria valor, à medida que elas ignorem os impactos nos empregados, consumidores, ambiente e a sociedade mais ampla.

Desta forma, para oferecer sinais acionáveis para os líderes de negócios, esses impactos devem ser conectados aos relatórios de contabilidade das empresas. A valoração monetária de impactos e sua incorporação nas demonstrações financeiras, segundo a IWAI, irão explorar se a monetização, como uma forma de valoração:

1-      Traduz todos os tipos de impacto social e ambiental em unidades comparáveis que os gestores de negócios e investidores entendam intuitivamente;

2-      Pode ser agregada significativamente e comparada sem obscurecer detalhes importantes necessários para a tomada de decisão;

3-      Apresente o desempenho financeiro e de impacto nas mesmas demonstrações, permitindo o uso de ferramentas de análises financeira e de negócios existentes para avaliar o desempenho corporativo.

Ou seja, assim como o desenvolvimento da infraestrutura de contabilidade financeira tem sido uma condição necessária para o desenvolvimento de mercados de capital de larga escala, o desenvolvimento de demonstrações de contas financeiras ponderadas por impacto (“impact-weighted accounts”) é uma condição necessária para o desenvolvimento de mercados de capital guiados por considerações de sustentabilidade.

Esta iniciativa emerge em um momento de um aumento na conscientização global das questões ambientais (a COVID 19 contribuiu fortemente para o aguçamento dessa conscientização). Não por acaso, o World Economic Forum acabou de lançar a sua iniciativa denominada “Measuring Stakeholder Capitalism: Towards Common Metrics and Consistent Reporting of Sustainable Value Creation”, e o setor privado vem também se posicionando afirmativamente quanto ao papel hoje desempenhado pelas questões ambientais nos investimentos, tal como demonstrado pela Blackrock, a maior empresa de gestão de investimentos globais do mundo, que estabeleceu este ano que o Clima está no centro de sua estratégia de gestão de US$ 7 trilhões.

Em resumo, estamos de fato percebendo que as questões do trinômio Environment-Social-Governance (ESG), ou Ambiente-Social-Governança (ASG) em português, passaram a dominar as agendas de estratégias corporativas do mundo nesta quadra inicial do século 21!

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre Estratégias Ambientais, Sociais e de Governança, não hesite em nos contatar!

banner

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados