Boas e Cuidadosas Festas!

37 20O décimo terceiro ano de atividades da Creativante está prestes a acabar!

Este ano de 2020 foi um ano atípico, sem precedentes para as mais recentes gerações! A pandemia da COVID 19 introduziu no cotidiano da humanidade a ideia de um novo inimigo, invisível e letal. Passamos, então, a ter um medo não somente de coisas corriqueiras, mas também de qualquer ser humano (conhecido ou não), principal agente transmissor do coronavírus.

Todavia, da mesma forma que lamentamos pela triste perda irreparável de milhares de seres humanos vítimas da pandemia, regozijamo-nos pela descoberta científica das vacinas que podem combater tal vírus, e representar a preservação de bilhões de vidas, caso tenhamos a sorte de vencê-la (até que outra praga nos aflija).

Ao lado das perdas em seres humanos, um dos principais efeitos nocivos de tal pandemia foi o seu impacto na Economia Global, comprometendo a produção e a circulação de bens e serviços, bem como eliminando espaços de trabalho em quase todas as atividades humanas. Apesar da humanidade ter “descoberto” que as tecnologias de informação e comunicação poderiam ser usadas para fornecer as condições necessárias para que as atividades econômicas tivessem andamento, depois de mais de dez meses, ainda não foi possível retomar o nível de atividade econômica do período pré pandemia.

O Brasil, que vinha se recuperando de uma aguda crise econômica, foi atingido em cheio pela pandemia, e assistiu também a perda de importantes níveis de atividade econômica. Por conseguinte, perdeu espaços de trabalho, o que vem agravando ainda mais os preocupantes níveis de desigualdade social do país.

Apesar de termos percebido o quanto é importante o papel do Estado na Economia, marcadamente em condições super adversas como esta da pandemia do COVID 19, reiteramos a mensagem veiculada ano passado de que temos que estar mais abertos às trocas com o mundo (afinal, somos um único planeta, uma única sociedade, e uma única economia); além disso, temos que entender que “nós é que somos os condutores do nosso destino”. Temos que considerar que a ciência, a tecnologia e a inovação são, de fato, as molas propulsoras do desenvolvimento sustentado, mas também temos que assumir que esse novo e desejado desenvolvimento tem que ser mais inclusivo e mais cuidadoso com o nosso ambiente.

Por último, gostaríamos mais uma vez de manifestar aos nossos leitores, clientes, parceiros e colaboradores, nossos mais sinceros votos de Muita Saúde, Boas Festas (com cuidados de isolamento e distanciamento social), e que 2021 seja repleto de conquistas!

 

banner

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados